A manutenção preventiva de ar condicionado consiste em ajustes que visam a conservação do equipamento. Assim, é possível diminuir o risco de algumas falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas maiores no futuro.
Esse tipo de manutenção pode prevenir diversos problemas no ar-condicionado, como seu mau funcionamento que causa o maior consumo de energia, má qualidade do ar, barulhos inconvenientes, congelamento das peças internas, entre outras situações.
Fazer manutenções preventivas é muito importante, tanto para sua saúde, como para o seu bolso. Para entender melhor como a prevenção é fundamental, vamos te explicar como isso pode te ajudar e muito!
- Economia: Um aparelho eficiente consome menos energia, então com a manutenção preventiva você economiza na conta de luz.
Ainda evita que você gaste muito mais dinheiro com problemas maiores ou até mesmo com a troca do ar condicionado caso pare de funcionar;
- Qualidade do ar: Você sabia que um aparelho sem manutenção pode causar doenças respiratórias? É verdade!
Um ar-condicionado em bom estado não só ajuda a manter o ambiente fresco, mas também evita que sujeira, mofo e bactérias se acumulem no equipamento – o que pode causar problemas respiratórios e alérgicos;
- Melhora da eficiência: Com a manutenção preventiva, o ar condicionado ficará sempre em bom estado.
Dessa forma, tornam-se ainda mais eficientes, já que os aparelhos sujos ou que não passam por reparos e manutenções periódicas precisam fazer um esforço 20% maior para climatizar um local.
Ou seja, se esforçam mais, gastam mais energia para produzir a mesma quantidade de ar resfriado que quando estava funcionando bem.