Criadas para realização de testes ou manufatura de produtos, as salas limpas são ambientes extremamente rigorosos, onde uma simples fração de ar pode contaminar e interferir no trabalho final. Esse tipo de ambiente é voltado para laboratórios farmacêuticos, químicos, produção de satélites, semicondutores entre outros.
Estes ambientes são considerados 10 mil vezes mais limpos do que salas de operações em hospitais. Mas para isso é imprescindível que os operadores cumpram uma série de normas, como vestimentas e procedimentos adequados para o ambiente, além de incluir um volume incrível de tecnologia para alcançar e manter o ar limpo. É aí que entra o sistema de climatização, que mantém a temperatura estável, controla o nível de umidade e que garante a qualidade de ar com filtros, de modo que o local consiga conter o tamanho das partículas em suspensão.
Nas salas limpas, o cuidado na hora da projeção é meticulosamente preciso: as portas, cortinas, divisórias e demais estruturas são criadas com a finalidade de evitar a fuga ou entrada do ar. Mas é o sistema de tratamento de ar que diferencia a sala limpa das demais.